cabecalho online_03

Plano dirigido a familiares conta com mais de R$ 5 milhões de patrimônio

familiaO patrimônio do Plano Família Previdência continua crescendo com a adesão de novos participantes, chegando a R$ 5,6 milhões e mais de 700 inscritos. Acumulando bons resultados desde sua implantação, o plano se afirma como uma solução para ampliar a cobertura previdenciária aos familiares dos participantes da Fundação CEEE. A rentabilidade acumulada desde o lançamento, em dezembro de 2010, até dezembro de 2017 é de 103%, mais que o dobro da inflação registrada no mesmo período pelo INPC: 47,11% e bem superior à poupança que foi de 63,57%. E o ano de 2018 também começou com resultados positivos, com rentabilidade de 4,47% acumulada de janeiro a fevereiro.

Pioneira no segmento de planos dirigidos a familiares de participantes, a Fundação CEEE criou o Família Previdência para os associados da AFCEEE. Com o tempo, novos instituidores foram aderindo ao plano (SINTEC RS, SEPRORGS e a Tchê Previdência) esta última abriu caminho para que os familiares de todos os participantes da Fundação possam aderir ao plano o que vem ao encontro dos objetivos de fomento do sistema de previdência complementar.

O Família Previdência é bastante flexível, permitindo contribuições a partir de R$ 50 em sua modalidade instituidor e com percentual de contribuição administrativa decrescente, conforme o nível de contribuição do participante, tornando a relação custo/benefício mais um atrativo para o participante investir nesse produto.

Em 2018, a Fundação CEEE deu um novo passo, lançando a marca Família Previdência também na modalidade de plano patrocinado. O plano já conta com uma empresa, a Indústria de Peças Inpel e com uma nova patrocinadora prestes a assinar o convênio de adesão: a Fundação Municipal de Saúde de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A vantagem do Plano Família Previdência Corporativo é que as empresas podem aderir somente com a assinatura do convênio de adesão, o que acelera o processo de ingresso de patrocinadoras. Além disso, o custeio do plano é flexível. A empresa define um percentual de contribuição entre 2% e 12% do salário dos empregados conforme seu planejamento orçamentário.

“Com este novo plano, a marca Família Previdência passa a ser nosso produto previdenciário padrão nos segmentos associativo e corporativo. Cada patrocinadora e cada instituidor que vier a ofertar plano de previdência com a Fundação CEEE ingressará em uma das versões do Família Previdência. Criamos um produto competitivo, com custeio flexível para atrair empresas de todos os portes. A previdência complementar tem um grande potencial de crescimento e com produtos simplificados, poderemos competir e expandir nossa participação”, afirma o presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira.

Além das contribuições normais, os participantes podem efetuar contribuições adicionais e voluntárias para aumentar sua poupança previdenciária. Uma das novidades deste plano é a possibilidade dos assistidos efetuarem aportes no Família Previdência Corporativo. Com relação aos benefícios, o plano foi estruturado em um modelo simplificado, oferecendo aposentadoria, pecúlio por invalidez, pecúlio por morte e abono anual. Saiba mais sobre o plano.

Comissão Eleitoral comunica aceitação e impugnação de candidaturas

eleicaoNo dia 17 de abril, a Comissão Eleitoral comunicou a aceitação e impugnação das candidaturas para o pleito de 2018. As candidaturas impugnadas receberam as razões que embasaram a decisão da Comissão Eleitoral. Os candidatos impugnados têm até às 16 horas do dia 24 de abril para apresentar recurso, a fim de manter sua participação nas eleições da Fundação CEEE. O resultado dos recursos será divulgado no dia 08 de maio em reunião com todos os inscritos. Nesta oportunidade as candidaturas serão definitivamente aceitas e homologadas e estabelecida a ordem dos candidatos na cédula eleitoral.

A lista dos candidatos inscritos está disponível no banner abaixo. A ata com a lista de candidaturas aceitas e impugnadas está publicada na página das eleições no site da Fundação CEEE. Clique aqui.
banners_eleicoes_candidatos

A Comissão Eleitoral é composta pelo presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira; pelo Diretor de Seguridade, Saul Fernando Pedron; pelos conselheiros deliberativos Sandro Rocha Peres e Marcella Selbach Garcia Wolff e pelos conselheiros fiscais Gabriel Salvador Fogaça e Antonio Carlos Weizenmann.

As eleições ocorrerão no período de 05 a 27 de junho. Neste pleito serão eleitos dois conselheiros deliberativos e seus respectivos suplentes, um conselheiro fiscal e seu respectivo suplente e um diretor. Os futuros gestores terão a responsabilidade de participar do processo decisório e fiscalizar os atos da maior entidade de previdência complementar do Rio Grande do Sul, responsável pela aposentadoria atual e futura de mais de 15.000 pessoas.

Por que a Fundação CEEE está em processo eleitoral
Parte dos dirigentes eleitos em dezembro de 2017 foram designados para cumprir um mandato complementar que encerra em junho de 2018. O objetivo deste processo eleitoral é recompor esses cargos no Conselho Deliberativo, Conselho Fiscal e na Diretoria Executiva. Os novos dirigentes que forem eleitos pelos participantes, juntamente com os dirigentes indicados pelas patrocinadoras, exercerão mandatos completos de 04 anos (conselheiros) e de 02 anos (diretores).

Formas de votação
As eleições da Fundação CEEE em 2018 serão realizadas pela internet, por telefone e pelo correio com o voto dos participantes maiores de 16 anos cadastrados na Entidade até 28 de março de 2018. Para votar pela internet e telefone, o participante precisa ter senha de acesso ao autoatendimento. Ela funcionará como um título de eleitor.

Cada eleitor receberá, pelo correio, no seu endereço cadastrado na Fundação CEEE, as informações sobre as formas de votação, com o número de telefone e o endereço eletrônico para votar, além de um passo a passo para participar corretamente do processo eleitoral pelo correio.

O sistema de votação ficará disponível das 09 horas do dia 05 de junho de 2018 até às 09 horas do dia 27 de junho de 2018, horário de Brasília.

O participante escolherá qual meio utilizará para votar: internet, telefone ou correio. O exercício do voto, e a confirmação das escolhas, poderão ser efetivados somente uma vez.

Mais informações sobre o processo eleitoral estão disponíveis no site da Fundação CEEE.

3ª Jornada Financeira debate conjuntura econômica e estratégias de investimentos

rodrigoUm panorama sobre a conjuntura econômica e política nacional e internacional e as perspectivas para investimentos foram os principais temas abordados na 3ª Jornada Financeira, uma iniciativa da Fundação CEEE em parceria com o SENGE-RS. Mais de 50 pessoas prestigiaram o encontro realizado na noite do dia 05 de abril no auditório do sindicato.

Os consultores de investimentos da Fundação CEEE, Bernardo Baggio e Matheus Gonzales apresentaram um balanço dos principais mercados, as possibilidades de crescimento econômico no curto prazo, o comportamento das taxas de juros, do câmbio e da política econômica nos Estados Unidos, Europa, China e Brasil.

schreinerO vice-presidente do SENGE-RS, Luiz Alberto Schreiner e o presidente da Fundação CEEE, Rodrigo Sisnandes Pereira abriram o evento, destacando a oportunidade de debater temas que auxiliam na tomada de decisão de investidores, contribuindo para a educação financeira dos associados do sindicato e dos participantes da Fundação CEEE. Sisnandes apresentou alguns números do Plano SENGE Previdência que já acumula um patrimônio de aproximadamente R$ 4 milhões. O plano aberto para adesão de associados do sindicato e de entidades conveniadas é uma solução de investimento de longo prazo, não apenas para fins de aposentadoria. A analista comercial da Fundação CEEE, Karina Fortes, fez um comparativo entre os planos administrados por bancos e fundos de pensão. Por serem entidades sem fins lucrativos, os fundos de pensão entregam retornos mais robustos para seus participantes. O SENGE Previdência, por exemplo, rentabilizou 174% nos últimos dez anos, contra 90% de rentabilidade média dos planos de previdência oferecidos no mercado por bancos.

baggioConjuntura econômica
O gerente de investimentos da Fundação CEEE, Bernardo Baggio destacou a tendência de crescimento robusto da economia mundial, mas com alguns sinais de alerta, sobretudo por conta dos riscos de guerra comercial entre Estados Unidos e China e seus impactos na economia global. Segundo ele, haverá uma alta dos juros nos EUA, mas fica a dúvida da sua intensidade e quanto isso pode afetar a entrada de investidores no Brasil. Na Europa, a atenção maior fica no campo político, principalmente na Itália, com relação à formação do governo, e pelas ameaças de greve na França. Na China, o desafio é atingir a meta de crescimento estabelecida em torno de 6,5%.

No Brasil, o crescimento econômico segue a passos lentos, mas a liquidez, o crescimento global e o aumento dos preços das commodities estão auxiliando o País. A dúvida é até quando, frisou Baggio. A inflação segue em baixa e a tendência de queda dos juros pode aumentar o nível de consumo das famílias. Entretanto, o nível de desemprego ainda preocupa, apesar da queda da taxa de desocupação que foi de 12,6% no trimestre encerrado em fevereiro, enquanto no mesmo período do ano passado era 13,2%, o que está ocorrendo é um aumento de trabalhadores informais. A principal incerteza fica no campo político a respeito de quais lideranças vão assumir de fato a disputa presidencial e se o novo governo conseguirá formar maioria para aprovar as reformas pendentes.

Estratégias de investimentosmatheus
Com as informações disponíveis no mercado, relativas ao comportamentoda economia e considerando as influências dos fatores políticos, a Fundação CEEE compõe suas carteiras de investimentos com ativos em diversos segmentos, principalmente em renda fixa e renda variável. Em sua apresentação, o consultor Matheus Gonzales salientou que a entidade faz a gestão do ativo orientada pelo passivo, avaliando as possibilidades de investimento em função das necessidades de desembolso de recursos na forma de benefícios a seus participantes. O mesmo raciocínio pode ser seguido pelo investidor, definindo o portfólio de investimentos de acordo com objetivos de curto, médio e longo prazo. As metas para aplicar os recursos devem visar retornos reais, acima da inflação. Na renda fixa, por exemplo, um dos principais ativos são as NTNB-s que são títulos públicos federais indexados à inflação. Gonzales apresentou uma estratégia simples: investir em dólar e CDI no curto prazo, bolsa de valores e títulos indexados à inflação para médio e longo prazo e previdência privada no longo prazo.

Legislativo de Porto Alegre propõe homenagem à Fundação

foto visita Fundação CEEEA Diretoria Executiva da Fundação CEEE recebeu a visita do vereador da capital gaúcha, Sr. Paulo Brum, do PTB. Brum apresentou o projeto de resolução de sua autoria que concede o Diploma de Honra ao Mérito pelos serviços prestados pela Fundação à sociedade Porto-Alegrense.O projeto foi protocolado na Câmara de Vereadores no dia 05 de abril e ainda será submetido à aprovação em plenário.

“É uma honra sermos lembrados pelo legislativo da cidade onde mantemos nossa sede desde a criação da entidade em 1979. Nossa tradição, a robustez do patrimônio, a qualidade dos nossos serviços e nosso foco no crescimento da Fundação são algumas das características destacadas pelo vereador Paulo Brum no projeto encaminhado à Câmara Municipal”, afirma o Presidente Rodrigo Sisnandes Pereira.

Na oportunidade, o vereador Paulo Brum, empregado ativo do Grupo CEEE, assinou sua adesão ao Família Previdência, plano padrão da Fundação CEEE dirigido aos familiares de todos os participantes da Entidade. Com patrimônio de R$ 5,6 milhões, o plano está conquistando novas adesões a cada dia. Hoje, mais de 700 participantes já fazem parte desta família, um plano moderno com possibilidades flexíveis de contribuição. Confira no site: www.familiaprevidencia.com.br

Diretoria da Fundação visita RGE Sul

IMG_8373A Diretoria da Fundação CEEE visitou as instalações da patrocinadora RGE Sul, em São Leopoldo. No encontro com o presidente da distribuidora de energia, José Carlos Tadiello e com o Conselheiro Deliberativo Suplente, Delmir Marques Gonçalves, foram discutidos assuntos referentes aos planos previdenciários patrocinados pela RGE e RGE Sul, empresas que possuem assento nos órgãos de governança da Entidade. Na oportunidade, a diretoria da Fundação fez uma breve prestação de contas sobre a saúde financeira dos planos.

O Plano Único da RGE acumula um patrimônio de R$ 401 milhões, paga mais de R$ 2 milhões em benefícios por mês para 412 aposentados e pensionistas. Outros 55 participantes estão em fase de contribuição. O Plano Único da RGE Sul acumula um patrimônio de R$ 460 milhões e possui uma folha de pagamento mensal de R$ 2,8 milhões para 546 aposentados e pensionistas. O plano ainda conta com 271 participantes que ainda estão em fase de contribuição.

Durante a visita, o Presidente Rodrigo Sisnandes Pereira, o Diretor de Seguridade, Saul Pedron e o Diretor Financeiro, Gilberto Valdez apresentaram o plano Família Previdência como uma oportunidade para ampliar a cobertura previdenciária aos familiares dos atuais participantes. Com uma modelagem bastante flexível, o Família Previdência pode ser adquirido para a realização de projetos de longo prazo como, por exemplo, o financiamento de estudos ou até mesmo para complementar o nível de contribuição previdenciária para abater no imposto de renda. A contribuição mínima é de R$ 50,00.

Fundação sorteia smartphone entre participantes que baixaram o app Meu Plano

ganhador_smartphoneO participante do Plano Família Previdência, Géris Mazzutti (segundo à esquerda), é o ganhador do smartphone Samsung J7, sorteado na promoção de lançamento do aplicativo Meu Plano. O prêmio foi entregue pelo diretor de Seguridade, Saul Fernando Pedron. Também participaram da entrega o Diretor Financeiro, Gilberto Valdez e a Gerente Comercial e Marketing, Daniele Mascherin Pastore. Mais de mil participantes estavam concorrendo. O sorteio foi realizado por uma plataforma eletrônica, no dia 13 de abril, com o nome de todos que baixaram a acessaram o app da Fundação CEEE até o último dia 31 de março.

O novo canal de relacionamento da entidade integra simplicidade e segurança para os participantes acompanharem o desempenho do seu plano previdenciário e com a praticidade que precisam.

Com o Meu Plano, os participantes podem saber o saldo acumulado nos planos de contribuição definida, acompanhar a rentabilidade, fazer empréstimos, atualizar dados cadastrais, entre outras facilidades que colocam a Fundação CEEE na palma da mão. Por exemplo, os participantes do Família Previdência podem alterar a sua contribuição a qualquer tempo, utilizando o aplicativo. O app também tem recursos para aposentados e pensionistas. Eles podem consultar o contracheque e acompanhar as novidades da Fundação CEEE através de mensagens “push”.

Disponível nas plataformas Android e iOS, o aplicativo Meu Plano pode ser baixado, gratuitamente, nas lojas Google Play e App Store. Clique aqui para saber mais sobre o app.

WP-Backgrounds by InoPlugs Web Design and Juwelier Schönmann